sexta-feira, 4 de julho de 2014

BOM VINHO....DICAS, TRUQUES E CUIDADOS PARA OS AMANTES DESSA BEBIDA..

  • Para os amantes de vinhos assim como eu que não dispenso um bom e velho Marcus James aqui vai algumas dicas para deixar aquela adorável garrafa de vinho bem guardada e sem perder o sabor da uva.

  • Como o vinho deve ser guardado em casa.
    Qualquer garrafa de vinho deve ser guardada num local que cumpra os seguintes quatro requisitos: garrafas deitadas; local com uma temperatura entre os 12 e os 14º C; humidade entre os 70 e os 80% ; e ao abrigo da luz. Como é quase utópico conseguir estes valores em casa, recomenda-se a aquisição de uma adega.

  • Copo indicado para cada tipo de vinho.
    O mais importante é que seja sempre de vidro incolor, espessura fina e sem gravações ou pinturas. O cálice deve ter sempre o formato de tulipa: diâmetro da boca inferior ao do corpo. Para vinhos mais leves(branco e rose) copos de cálice mais estreito, para vinhos mais encorpados, copos com cálice mais largo. espumantes sempre no copo flute. Os vinhos do Porto já têm copos oficiais.

  • Idade não significa qualidade
    Quanto mais velho, melhor o vinho. Certo? Não necessariamente. Um vinho ruim pode ficar décadas oxigenando em barris de carvalho e continuará ruim. Quanto aos vinhos reconhecidamente bons, o que vale é ficar atento à safra – é mais importante saber se o ano em que o vinho foi fabricado teve uma boa safra do que sua idade.

  • Preço (também) não significa qualidade
    Nunca escolha um vinho só pelo valor estampado na etiqueta. Para vinhos, a relação qualidade e preço nem sempre é válida. Para os leigos, é mais razoável pedir um vinho mais barato – um argentino, um chileno ou um bom nacional – do que tentar impressionar os outros pelo desfalque em sua conta bancária.

  • Mexer o vinho não é frescura 
    Você já deve ter visto as pessoas mexerem a taça com o vinho antes de bebê-la – esse, também, não é um ritual injustificado. Ao sacudi-la em movimentos circulares, você está ajudando a oxigenar a bebida, deixando-a com o aroma mais apurado. O macete, porém, deve ser usado de forma criteriosa. Se a garrafa do vinho já estiver aberta em cima da mesa, ele torna-se desnecessário.

Agora que você já tem tudo para ter o melhor da uva na sua casa, porque não abrir e aproveitar esse momento. 
Bom Vinho!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário